terça-feira, 15 de novembro de 2016

Programa de afiliados

Programa de afiliados é um serviço de publicidade prestado por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na internet, de modo que o titular do espaço locado é remunerado de acordo com o desempenho da campanha publicitária.
Há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles: CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), CPL (Custo por Lead) e CPM (Custo por Mil Impressões). Por outro lado o afiliado também exerce um papel importante que é conhecido como marketing de afiliado (Affiliate marketing) em que tem todo o trabalho de gerar conversões para o anunciante em troca de comissões. Entre os Programas de afiliados mais conhecidos podemos citar: Google Adsense, Hotmart, Egrana, Adf.Ly, afiliados.com.br, entre outros.


Como funciona


Na prática, todo site/empresa que oferece o serviço de programa de afiliados, gera um link diferenciado para o usuário que fará a divulgação daquele produto, e através de um código, consegue identificar toda compra que foi realizada através daquele link, proporcionando uma comissão por venda concluída. O conceito de marketing de afiliados é advindo da prática de revenue sharing, ou "compartilhamento de receita", implementado pelo governo americano entre os anos de 1972 e 1986.
Atualmente é muito comum que a afiliação seja focada em divulgar produtos digitais, como ebooks e vídeo-aulas, mas não impede que produtos físicos, vendidos em e-commerces também sejam promovidos. [2]

Programas de Afiliação e os modelos de atribuição


Uma conversão não é apenas a finalização de uma compra, e sim qualquer ação realizada pelo usuário dentro do website que corresponda a algum objetivo do negócio, por exemplo, um cadastro em uma newsletter, um play em um vídeo, etc. Já os pontos de contato ou canais são os caminhos pelos quais os usuários passam antes de chegar ao site, como:
• E-mail Marketing;
• Rede de Display 
• Rede de pesquisa paga
• Redes Sociais (Twitter, Facebook, YouTube, etc).Redes de Afiliados.

Principais modelos de atribuição


• Last click: a conversão é atribuída 100% ao último ponto de contato. Como comentado anteriormente, é o modelo de atribuição mais utilizado no mercado atualmente;
• Last Click Non-Direct: o acesso direto é ignorado e a conversão é atribuída 100% ao último ponto de contato;
• First-Click: a conversão é atribuída 100% ao primeiro ponto de contato;
• Modelo linear: Atribui valores iguais para todos os pontos de contato. Nesse caso 25% para cada canal;
• Modelo Position Based: Atribui 40% para a primeira interação, 40% para a última interação e 20% são divididos para os pontos intermediários.
• Modelo Time Decay: os pontos de contato mais próximos da conversão recebem maior parte do crédito, ao critério do analista de performance.

Artikel Terkait

Programa de afiliados
4/ 5
Oleh

Berlangganan

Suka dengan artikel di atas? Silakan berlangganan gratis via email